top of page
FerroviariaVoando_Wide.jpg

Antena Ferroviária

Antenas para as locomotivas na comunicação com as unidades de supervisão dos sistemas ferroviários (Transporte de Minério).

Antena Ferroviária - Plano Vertical

ferroviaria_02.jpg
Grafico_Ferroviaria_Vertical.jpg

Antena Ferroviária - Plano Horizontal

ferroviaria_02b.jpg
Grafico_Ferroviaria_Horizontal.jpg

Estrutura robusta e resistente a avarias em condições de uso

Estanque, polímero injetado a quente, sem espaço para entrada de umidade ou água.
O conjunto físico da antena pode estar imerso em água sem comprometer o funcionamento da mesma após a emersão

Polarização Vertical

Conector N-fêmea

Demanda:
MRS apresentou necessidade de antenas de 450 MHz para seus trens. O
modelo ferroviário da MRS apresenta duas locomotivas, uma avante e outra à ré,
para cada composiçao de 2km com vagões de minério da Vale partindo de Minas Gerais para o percurso até o porto de Sepetiba. As composições avançam então em ambas as direções, à frente e à ré sobre o mesmo percurso sem realizar curvas de retorno.


Problemas encontrados: a carga dos vagões é uma operação bruta de descarga dinâmica pela esteira da mina para a composição em que o cascalho chega a destruir e/ou danificar as antenas comuns, usualmente instaladas nas locomotivas e o percurso
passa por áreas densamente florestadas e por túneis cavados sob perfil literalmente contiguo à passagem das composições, deixando espaço exíguo para as antenas, que acabam sendo severamente atingidas por raizes ou por pequenos obstáculos ocasionados pela natureza rude do terreno ou pela natureza do serviço outdoor. As antenas estão expostas ao tempo. Toda e qualquer falha na estanqueidade das antenas, seja por concepção, seja por pequenas rachaduras produzidas por tais impactos, a água (Er=80) literalmente inibe a irradiação e, reciprocamente, a recepção.


A nossa solução: cada um destes enfoques foi equacionado e atendido pelo nosso
projeto de antenas. Foram estabelecidas rampas aero/hidrodinâmicas avante e à ré de cada antena prescrevendo quaisquer reentrâncias ou assimetrias, provendo escoamento mecânico e hídrico automático e simétrico pelo próprio curso da composição tanto quando avança como quando retrocede em seu curso. As antenas são fabricadas em dielétrico sólido, de forma que antena e radome constituem bloco único sem lugar físico interno para entrada de água/umidade e foi escolhido criteriosamente um polímero resistente a impactos que é aplicado por injeção a quente.

Informações sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Outras especificações ou itens podem ser atendidos mediante consulta do cliente e cotação específica.

Garantia de 2 anos para defeitos de fabricação e montagem.
Disponibilidade de peças para reposição por 10 anos.

bottom of page