Filtros 5G FSS
Filtros mitigadores das interferências do 5G
Os filtros 5G/ FSS atuam na limpeza do espectro eletromagnético, mitigando a interferência do 5G na faixa de 3,7 a 4,2 GHz do FSS.
O modelo ER-F3742 G4 foi aprovado nas especificações GT/GAISP
SÃO MAIS DE 30.000 LOCAIS DE RECEPÇÃO DO FSS
Curva de desempenho do filtro
O contexto: a implantação do 5G vem sendo estudada há anos. Em fins de novembro de 2020 fomos procurados pelo SINDSAT/Claro e consultados sobre uma solução para a notória interferência do 5G no FSS.
Em junho de 2021, foi emitida a CP 29/2021 que propôs manter sem banda de guarda o limite das faixas contínuas ao FSS e o uso de filtros.
O projeto: Em janeiro de 2021 apresentamos um modelo em análise matemática do nosso filtro com comportamento analógico e digital. Aprovado o modelo pela engenharia do SINDSAT, deu-se início a prototipagem e em dois meses de trabalho foram produzidos dois protótipos apresentados já em forma física e suas respectivas respostas em forma analógica e digital. O SINDSAT solicitou uma analise detalhada em laboratório de terceiros. O laboratório do CEFET/RJ promoveu os testes que foram encaminhados e aprovados pela engenharia do SINDSAT. Em seguida foi solicitada a cessão dos filtros para testes de campo com entrada no laboratório do CRT da Claro, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro em 15/06/2021.
O status atual: foi criado pela Anatel um conselho técnico e a empresa EAF para definir as faixas de frequência, adequação dos filtros e instalação nas receptoras definidas. Foram homologados filtros a serem
aceitos pela EAF e utilizados em consultas públicas para atendimento aos locais definidos pela Anatel para receber através da EAF gratuitamente estes filtros. O filtro da Ergo, modelo ER-F 3742 G4 foi homologado pela EAF para este fim.